Descubra sua rotaDescubra sua rotaDescubra sua rotaDescubra sua rota
    • CATEGORIAS
    • Arte
    • Cultura
    • Esporte
    • Família
    • Literatura
    • Música
    • Natureza
    • Pelo Mundo
    • Saúde
    • Vida
    • Ver Todas
    • PODCAST
    • FALE CONOSCO
    Alan Schmidt
    20 de março de 2021
    Cecílio Elias Netto
    Cecílio Elias Netto
    22 de março de 2021

    Julia Madeira

    21 de março de 2021
    Categorias
    • Cultura
    Tags
      Julia Madeira

      VISÃO TRANSFORMADORA

      Julia Madeira trabalha com turismo como agente educadora, buscando contar outras narrativas num processo que proporciona uma transformação da sociedade.

      Guia de Turismo nacional credenciada pelo Ministério do Turismo, fundou em 2019 a iniciativa de Turismo Étnico, AUÁ TURISMO. Trabalhando com o resgate da memória negra e a construção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

      Desde 2017 atua como gestora de projetos culturais e socioambientais no Instituto Terra Mater e, desde 2016 é voluntária no Grupo de Consumo Responsável, Rede Guandu, atuando como coordenadora e desenvolvendo atividades educativas.

      LOCAIS MARCANTES NA ROTA DA VIDA DE JULIA MADEIRA

      VALE DO CAPÃO

      Julia em sua primeira viagem à Bahia. “Uma viagem de muito aprendizado. Foi lá que eu decidi trabalhar com Afro Turismo, tamanha minha inspiração durante essa viagem.”

      O Vale do Capão é uma formação situada na Chapada Diamantina, no subdistrito de Caetê-Açu, município de Palmeiras, Bahia. Forte destino ecoturístico nacional e internacional, conhecido pela proximidade estratégica da Cachoeira da Fumaça, do Vale do Pati e outros pontos turísticos da região. Por um lado é formado pela Serra do Candombá e por outro pela Serra da Larguinha, onde fica o Morro Branco.

      “O Vale do Capão, é muito mais do que um santuário ecológico: é um lugar fascinante! O clima de esoterismo e paz está presente no dia a dia da comunidade e foi trazido por jovens ainda embalados pelos sonhos dos anos 70. Hoje, muitas pessoas continuam chegando dos grandes centros urbanos e até de outros países, à procura de autoconhecimento, espiritualidade, contemplação e uma vida mais sustentável” – guiachapadadiamantina.com.br

      ENGENHO CENTRAL DE PIRACICABA

      Engenho Central

      O ENGENHO CENTRAL É UM DOS MAIS BELOS CENÁRIOS ARQUITETÔNICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO E, TALVEZ, DO BRASIL, CONHECIDO POR INSPIRAR POETAS, ARTISTAS, ARQUITETOS, JORNALISTAS, PESQUISADORES CIENTÍFICOS, TURISTAS, AMANTES DA HISTÓRIA E DA CULTURA.

      Encravado dentro de um parque com mais de 85 mil m², à margem direita do rio que dá nome à cidade, seu conjunto de imponentes edificações datadas dos séculos XIX e XX que um dia abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool, vem sendo criteriosa e gradativamente recuperado e revitalizado.

      Guiamento dentro do Engenho Central, na Rota Afro de Piracicaba, durante o festival CURAU de 2019. Julia está ao lado da estátua do Dr. Preto, primeiro médico negro da região de Piracicaba.

      Importante complexo artístico cultural, que recebe anualmente importantes eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Virada Cultural Paulista, Paixão de Cristo e tantos outros. Desde março de 2012 passou a abrigar também o Teatro Municipal Erotídes de Campos, dotado de estrutura cênica de primeiríssima qualidade. (Fonte: semactur.piracicaba.sp.gov.br)

      MUSEU AFRO BRASIL

      Foto Nelson Kon. Divulgação Museu Afro.
      “O Museu Afro é para mim uma referência de estudo, e toda vez que faço uma visita ao local eu penso em coisas novas, aprendo e me inspiro. E eu adoro essa foto em particular, pois me sinto contemplada em pensar nos reis e rainhas de África que vieram para cá e contribuíram tanto para o Brasil”

      O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

      Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

      O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.
      (fonte museuafrobrasil.org.br)

      Ver todas as rotas
      Compartilhar

      Artigos Relacionados

      Angela Pappiani
      27 de setembro de 2021

      Angela Pappiani


      Leia mais
      6 de julho de 2021

      Ricardo Ramos Filho


      Leia mais
      24 de março de 2021

      Daniel Garnet


      Leia mais
      Cecílio Elias Netto
      22 de março de 2021

      Cecílio Elias Netto


      Leia mais

      FIQUE POR DENTRO

      Cadastrando-se você ficará por dentro de tudo que rola aqui no portal e ainda recebe conteúdo exclusivo, feito com carinho pra você curtir.

      Não se preocupe que não compartilharemos seu e-mail, e você pode cancelar o recebimento quando quiser.







        ©2021 Descubra Sua Rota – Projeto idealizado por Neurônio Adicional