Descubra sua rotaDescubra sua rotaDescubra sua rotaDescubra sua rota
    • CATEGORIAS
    • Arte
    • Cultura
    • Esporte
    • Família
    • Literatura
    • Música
    • Natureza
    • Pelo Mundo
    • Saúde
    • Vida
    • Ver Todas
    • PODCAST
    • FALE CONOSCO
    Sabrina Scarpare
    Sabrina Scarpare
    18 de março de 2021

    Antonio Carlos Bonassi

    17 de março de 2021
    Categorias
    • Cultura
    • Pelo Mundo
    Tags
      Antonio Carlos Bonassi

      METÁFORA DA VIDA

      Bonassi fez carreira na Caterpillar, onde chegou ao cargo de Supervisor de Comunicação Interna. Em 2002, enquanto ainda trabalhava na multinacional, percorreu o caminho até a cidade de Santiago de Compostela pela primeira vez, num trajeto mais curto. Anos depois, em 2018, percorreu novamente, fazendo um caminho mais longo e completo.

      LOCAIS MARCANTES NA ROTA BONASSI
      PELO CAMINHO DE SANTIAGO

      VÉZELAY

      VÉZELAY

      NO ALTO DE UMA COLINA SOBRE O RIO CURE, A PEQUENA VÉZELAY ATRAI HÁ SÉCULOS PEREGRINOS DE TODO O MUNDO POR SUAS RELÍQUIAS ATRIBUÍDAS A MARIA MADALENA.

      O pequeno vilarejo de menos de 500 habitantes se formou em torno de um monastério beneditino, construído por volta do ano 858. A Abadia de Vézelay ou Basílica de Santa Maria Madalena é Património Mundial da UNESCO desde 1979.

      VÉZELAY
      Bonassi recebendo a Bênção do Peregrino na capela franciscana localizada na colina, ao lado da Basílica Santa Maria Madalena. Um primeiro passo repleto de ansiedade, expectativa e um enorme frio na barriga diante do desconhecido, da neve e dos inevitáveis percalços que ele iria encontrar pelo caminho.

      Vézelay pertence à rede As mais belas aldeias de França – Les Plus Beaux Villages de France – uma associação privada francesa criada em 1982 com a finalidade de promover o turismo das pequenas comunas francesas ricas em património cultural de qualidade e que não tinha outros meios para se desenvolver turisticamente.

      ERMITA DE SAN NÍCOLAS

      ERMITA DE SAN NÍCOLAS
      ERMITA DE SAN NÍCOLAS
      Bonassi durante a Cerimônia de Lava pés, conduzida em latim e trajes típicos, seguida de um jantar comunitário, na Ermita de San Nícolas.

      ERMITA DE SAN NÍCOLAS,
      LOCALIZADA A 12 KM DE CASTROJERIZ,
      FOI UM HOSPITAL DE PEREGRINOS NO SÉCULO XIII.

      A pequena capela foi totalmente restaurada por uma confraria italiana e hoje se transformou em um albergue que recebe diariamente 12 peregrinos. No início da noite, os 12 peregrinos participam de uma cerimônia de lava pés, conduzida em latim e trajes típicos, seguida de um jantar comunitário. No dia seguinte, os peregrinos recebem uma bênção especial, a mesma bênção que recebiam os peregrinos medievais, também conduzida em latim. O local é mantido por hospitaleiros voluntários, em sua maioria italianos.

      ANTIGO HOSPITAL DE PEREGRINOS
      SAN JUAN BAUTISTA

      ANTIGO HOSPITAL DE PEREGRINOS SAN JUAN BAUTISTA
      ANTIGO HOSPITAL DE PEREGRINOS SAN JUAN BAUTISTA
      Bonassi na cozinha do antigo Hospital de Peregrinos San Juan Bautista, em Grañón. “Local marcante porque o ambiente lembra muito o filme O Nome da Rosa. Aqui fui recebido em 2002 e 2018“.

      ANTIGO HOSPITAL DE PEREGRINOS SAN JUAN BAUTISTA, EM GRAÑÓN – REGIÃO DE LA RIOJA, ESPANHA.

      Construída no século X, a torre da igreja foi transformada em albergue de peregrinos do Caminho Francês. O local não possui camas. Os colchonetes são estendidos no chão e cada peregrino usa seu saco de dormir. A confraternização se dá durante o jantar comunitário e o café da manhã, além de uma Oração da Noite feita na parte superior nos fundos da igreja. Em Grañon é adotado o sistema de doação, ou seja, cada peregrino coloca sua contribuição em uma caixa, em que se lê: “Coloque o que puder, retire o que precisar”.

      CRUZ DE FERRO

      CRUZ DE FERRO
      CRUZ DE FERRO
      Bonassi deixa suas pedras na Cruz de Ferro, em 2002 e 2018.

      NAS PROXIMIDADES DE FONCEBADÓN, A 1.504 METROS DE ALTITUDE, LEVANTA-SE A CRUZ DE FERRO.

      Sobre uma montanha de pedras está fincada uma pequena Cruz de Ferro, presa no alto de um tronco de madeira de uns 5 metros de altura.

      Lugar marcante por ser este um dos monumentos mais simples, porém, um dos mais antigos e emblemáticos do Caminho. Os peregrinos levam pequenas pedras e deixam neste local.

      CATEDRAL DE
      SANTIAGO DE COMPOSTELA

      CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

      A CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA É O DESTINO FINAL DE TODOS OS CAMINHOS, QUE NÃO SÃO POUCOS.

      CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA
      Bonassi em frente à Catedral de Santiago de Compostela. “É a mola propulsa que inspira a continuar e não desistir. Chegar, depois de tantos quilômetros andados, é uma vitória.”

      Na catedral está enterrado Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Cristo. Situada na Galícia, noroeste da Espanha, a cidade de traços medievais é conhecida como um dos mais importantes centros internacionais de peregrinação, lugar marcante por ser o destino final.

      Ver todas as rotas
      Compartilhar

      Artigos Relacionados

      Angela Pappiani
      27 de setembro de 2021

      Angela Pappiani


      Leia mais
      6 de julho de 2021

      Ricardo Ramos Filho


      Leia mais
      23 de junho de 2021

      Daniele Zappasodi


      Leia mais
      24 de março de 2021

      Daniel Garnet


      Leia mais

      FIQUE POR DENTRO

      Cadastrando-se você ficará por dentro de tudo que rola aqui no portal e ainda recebe conteúdo exclusivo, feito com carinho pra você curtir.

      Não se preocupe que não compartilharemos seu e-mail, e você pode cancelar o recebimento quando quiser.







        ©2021 Descubra Sua Rota – Projeto idealizado por Neurônio Adicional